OS 70 ANOS DA TELEVISÃO NO BRASIL


 

Hoje ela comemora 70 anos de existência porém ainda com cara de novinha e mais perdida que adolescente apaixonado pela primeira vez. Hoje é o dia da televisão brasileira, um dia que poderia passar despercebido assim como qualquer outro, exceto pelo fato de eu ser um verdadeira apaixonado e amante dela. Por isso, nesta data tão marcante vou contar um pouco e tentar explicar o porque desse sentimento tão forte por essa caixa mágica cheia de luzes e sons. Parabéns TV BRASILEIRA!


A começar pelo fato de que ela foi minha babá, ficando estático a sua frente vendo uma loirinha descendo de um disco voador, falando besteiras, ouso dizer que foi amor a primeira vista. Fui crescendo e percebi a importância que esse aparelho em algumas residências preto e branco em outras colorido, tinha de fato. Ele era o motivo dos assuntos na mesa de jantar, nas reuniões com os amigos e movimentava diversas discussões. 

Pode não ser normal a todos, mas creio que para uma grande maioria, era habitual sentar-se no sofá ou no chão da sala junto da família toda para ver mais um episódio da novela que contava diversas histórias e deixava todo mundo curioso para saber o que aconteceria com a mocinha, com o vilão, ou brincando de responder perguntas para ver quem sabia mais, acertando as músicas com poucas notas, se divertindo com piadas de um cara sentado num banco de praça e claro, sabendo de "tudo" o que acontecia ao redor do mundo através dos telejornais.

Há quem diga que a televisão brasileira, tornou o brasileiro mais "burro", não pensante, e que fez muita coisa errada. Como esquecer o Sushi Erótico ou a entrevista fake com o PCC? Mas aqui vou dar uma advogado do diabo e dizer: " Alguém forçou a pessoa ligar o aparelho e assistir? A função da Tv em sua essência é divertir, entreter, informar e aí sim educar, se hoje temos pessoas não pensantes, não seria mais interessante culpar o nosso governo, métodos de educação e afins? Enfim, o tempo foi passando e o que poderia ser uma paixão adolescente virou de fato amor e cada vez eu queria saber mais sobre o mundo da televisão. 

Foi por causa dela, que me tornei jornalista. Lembro em tempos de faculdade que falava que só queria a TV. Impresso, rádio ou qualquer outra forma de mandar a informação pra mim era descartada. Como eu era ingênuo. 

Aos poucos fui descobrindo os segredos dela, muitas decepções vieram, mas diversas surpresas boas também e por ironia do destino ou uma busca incessante, pude conhecer e trabalhar a fundo neste mundo tão curioso.

Com apenas 32 anos de vida, posso dizer que já apresentei diversos formatos de programas ( OK, nenhum com um sucesso estrondoso, mas aqui eu entro e pergunto: O que é Sucesso?), dentro da tv entrevistei diversas pessoas, fossem elas desconhecidas ou famosas, estive em vários programas como plateia vendo e analisando o funcionamento de cada coisinha dentro do estúdio, já fui redator, produtor e diretor de programas de entrevistas, musicais e até mesmo infantis. Era incrível tentar imaginar o que a pessoa em casa gostaria de ver, como ver e isso me deixava em êxtase.

Melhor do que ser uma engrenagem para que esse aparelho funcione, é ser os ponteiros e aqui é onde me deleito, apresentando e estando a frente. Já mostrei os bastidores porque sei da curiosidade, já fiz game shows com diversas perguntas e brincadeiras, já fiz apresentações de comédia com diversos personagens, já fiz colunismo social com as perguntas que ninguém quer saber, já coloquei gerações diferentes frente a frente para uma conversa, já falei sério e já me diverti muito.

Hoje, como disse no inicio deste texto a tv está diferente, perdida, não sabe o que fazer pois está perdendo espaço para a internet ou convergindo para e personagens como Silvio Santos, Fausto Silva, Luciano Huck estão se reinventando sem seus "colegas de trabalho" ou plateia devido ao COVID e assim, as lives tem ganhado cada vez mais força, a tv tem ficado cada vez mais interativa, no qual quem manda de fato é quem tá em casa e não mais, quem está lá dentro. Hoje, quem está dentro da TV é apenas um fantoche do pessoal de casa e essa mudança me encanta.

Fica aqui o meu muito obrigado a Tv brasileira por ter direcionado a minha profissão, por ter me feito sonhar, rir, chorar, emocionar e fica aqui o desejo de que esse cubo mágico ( que agora entrou em processo de embelezamento e linha fitness) torne-se cada vez mais mágico. 



Postar um comentário

0 Comentários